Lü Tzu é um grande mestre taoísta, patriarca da tradição Shao Yang. Fundou as quatro mais importantes linhagem da alquimia taoísta. Assumiu também o grande compromisso de ceder iniciação a todos aqueles que desejassem ascensão espiritual. O nome taoísta de Lü Tzu (Patriarca Lü) é Chuen Yang Tsé (O Homem do Caminho do Retorno). De família tradicional e confucionista, seu pai e avô eram altos funcionários do governo.
Lü Tzu iniciou seus estudos aos três anos de idade. Aos oito, já havia dominado dez mil ideogramas e centenas de clássicos. Casou-se aos vinte anos, prestou duas vezes exames para cargo publico e não conseguiu ser admitido. Aos quarenta e seis anos, sob exigência da família, partiu pela terceira vez para fazer o concurso. Nessa viagem, na cidade Tzão-Na encontrou-se pela primeira Zhong-Li Chuan numa casa de vinho.
Após um longo suspiro, Lü Tzu falou sozinho:
– Quando chegará o dia em que terei o sucesso que vai satisfazer o coração da família e quando será o dia do meu encontro com o Caminho que vai satisfazer meu coração?
Ao ouvir essas palavras, um ancião ao seu lado interferiu:
– Será que meu senhor está tendo vontade de se Libertar do mundo?
Vestido de azul e branco, com longa barba levitando no peito, longas sobrancelhas sobre olhos brilhantes e apoiado em um cajado roxo com uma enorme cabeça, o velho caminhou em seguida para a parede e escreveu os seguintes versos:
Sentado ou deitado tenho sempre um jarro de vinho
Não faço meus olhos enxergarem a cidade do rei
No mundo, entre o céu e a terra, não tenho um nome
Sou apenas um homem Livre entre os homens.
Surpreendido, Lü Tzu o cumprimentou e perguntou seu nome:
– Meu nome é Zhong-Li Chuan, o ancião respondeu e falou em seguida:
Escreva algo sobre você!
Após uma rápida reflexão, Lü Tzu escreveu então na parede:
Nascido de família erudita, nos dias de paz,
Os vestidos de tecido leve estão pensando sobre o nobre.
Como seria possível disputas fama e riqueza no mundo Ao mesmo tempo desejando servir ao Rei de Jade
E retornando à transparência sublime?
Zhong-Li elogiou o verso. Convidou Lü Tzu para jantar.
Enquanto esperavam, Lü Tzu sentiu um agradável perfume que vinha da cozinha e que lhe provocou u forte sono. Adormeceu e sonhou.
Em seu sonho, Lü Tzu passou no exame para o serviço publico, serviu como prefeito e governador. Subiu e desceu varias vezes na carreira, casou-se duas vezes, sempre com noivas vindas de famílias ricas e nobres. Seu filho cresceu e serviu também à corte imperial. Após longos anos, transformou-se no homem mais poderoso do império. Por causa disso, provocou a desconfiança do imperador e foi banido com toda a família.
Expulso pelo governo e com sua fortuna confiscada, Lü Tzu foi obrigado a se mudar para a região selvagem do sul. No caminho, cavalgando sob uma tempestade de neve, sozinho, cansado e envelhecido, Lü Tzu acordou do sonho.
Zhong-Li estava ao seu lado, com um suave sorriso, dizendo:
– O jantar ainda não está pronto, mas o senhor já sonhou até a velhice!
Assustado, Lü Tzu disse:
– Mestre, sabes do meu sonho?
Zhong-Li Chuan respondeu:
Há dez mil maneiras de subir e descer. São inúmeras as possibilidades de riqueza ou morte.
Cinqüenta anos num piscar de olhos.
O que se perde não merece tristeza.
Do grande sonho já foi despertado.
Seja forte na idéia de se Libertar do mundo,
Senão, cavalgar sob a tempestade de neve
Não seria sofrido?
Ao ouvir essa orientação, Lü Tzu ajoelhou-se imediatamente e solicitou ao mestre que lhe concedesse a iniciação para sua Libertação espiritual.
Lü Tzu se encontrava em um dilema: o que escolher entre diferentes objetivos e prioridades. Como grande mestre, Zhong-Li tinha consciência disso e mostrou a Lü Tzu qual seria seu destino em um desses modos de vida. Conhecer o futuro fez com que Lü Tzu mudasse sua vida e escolhesse o caminho que lhe proporcionaria uma grande realização espiritual. Assim também os Oráculos, como fonte de sabedoria e consciência maior, possibilitam nossas escolhas.