Sociedade Taoista

Sociedade Taoísta do Brasil

Histórico

A Sociedade Taoísta do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo preservar e difundir os ensinamentos do Taoísmo em todas as suas formas de expressão – filosofia, religião e artes de sabedoria – contribuindo para o aperfeiçoamento espiritual de nossos freqüentadores.

Fundada em 15 de janeiro de 1991 pelo Mestre Wu Jyh Cherng (1958-2004), na cidade do Rio de Janeiro, a STB é vinculada à Sociedade Taoísta da China, representando a Tradição e os ensinamentos trazidos pelas principais linhagens clássicas. Mestre Cherng trouxe para o Brasil o puro conhecimento da tradição, adquirido junto aos mais representativos mestres iluminados vivos. Os ensinamentos provém de várias fontes e linhagens, mas a principal delas é a Ordem Ortodoxa Unitária, a Tradição Zhēng Yì.

Em março de 2002, a STB inaugurou um segundo templo, na cidade de São Paulo, disponibilizando na capital paulista um espaço adequado para a prática e estudo do Taoísmo, sua filosofia e artes e sabedoria.

No início de 2004, a STB recebeu a doação de um terreno de 6 mil metros quadrados, localizado na cidade de Embu/SP, onde será construído futuramente um centro de meditação taoísta.

Atividades

As atividades oferecidas pela STB buscam apresentar as várias vertentes do Taoísmo de forma fidedigna aos ensinamentos da Tradição. Entretanto, mais do que permitir o acesso aos vários “braços” do Taoísmo, a STB busca mostrar como estes diferentes caminhos estão conectados entre si, formando um corpo de conhecimento muito bem estruturado e consistente.

Entre as principais atividades oferecidas pela STB, destacam-se:

Assistência Espiritual

A Sociedade Taoísta do Brasil também oferece alguns trabalhos de assistência espiritual, com destaque para:

Templo

Templo do Tesouro do Espírito – São Paulo
Mestre Regente: Wagner Canalonga

Doações

A DOAÇÃO COMO CAMINHO

Em nossas atividades abertas não é cobrada nenhuma taxa de entrada. As doações são espontâneas e facultativas, ficando a critério da consciência e da possibilidade de cada pessoa.

Há várias formas para você fazer a sua doação aqui na STB: oferendas de flores e frutas feitas para as divindades do altar, doações em dinheiro feitas para o Templo, doações de alimentos não perecíveis e outros gêneros, destinados a entidades assistenciais. Estas são algumas das formas que você tem para exercitar sua bondade, desapego e gratidão pelas bênçãos recebidas. Através do sentimento você ilumina o espírito, através do gesto você cultiva a virtude! Na correspondência entre gesto e sentimento, unimos o visível e invisível, restaurando a unidade e a consistência das nossas ações, um dos grandes objetivos do trabalho espiritual taoísta.

Na China, o envelope vermelho é utilizado tradicionalmente para fazer oferendas em dinheiro para templos, instituições ou pessoas. O vermelho é a cor do Fogo, que simboliza tanto a consciência quanto o coração, além de representar a energia de abundância e prosperidade. O Fogo também simboliza a união dos diferentes através do vazio do centro.

Assim, a oferenda feita no envelope vermelho traz todas estas representações: um sentimento de gratidão e respeito, que se traduz em um gesto visível, demonstrando o invisível que temos dentro do coração. Também estabelece uma correspondência, unindo quem oferece e quem recebe o envelope, através de uma ação vazia de intenções, com o coração puro e desapegado. E nos faz refletir sobre a preciosidade que é encontrar o ensinamento espiritual autêntico. Esta é uma condição rara e de valor inestimável, pois não é sempre que o ensinamento está acessível. A abundância é transitória, como nos ensina o I Ching…

Todos sabemos que, tanto a manutenção de um espaço adequado para estudos e a práticas, quanto o trabalho de preservação e transmissão dos ensinamentos, implicam em custos materiais bastante palpáveis e relevantes. Por isso, é fundamental que cada freqüentador do Templo, iniciado ou simpatizante, desperte para a consciência de que sua ajuda é imprescindível para que o Templo permaneça aberto e ativo. Colaborando com o Templo, cada um de nós contribui para o benefício de várias pessoas que podem e querem se desenvolver através dos ensinamentos da Tradição Taoísta. Se você já pôde usufruir algum benefício em nosso Templo, isto só é possível graças à colaboração de várias pessoas que viabilizaram isto para você. Por isso, tenha certeza de que a sua colaboração é muito importante para viabilizar a continuidade e a expansão deste trabalho.

Para saber mais sobre como você pode contribuir para o trabalho de preservação e difusão do Taoísmo, realizado pela Sociedade Taoísta do Brasil, clique aqui.

Mestre WU JYH CHERNG

(1958 – 2004)

Mestre WU JYH CHERNG

Wu Jyh Cherng, Sacerdote Taoísta, fundador e regente da organização denominada Sociedade Taoísta do Brasil, era o pontífice máximo do Taoísmo no Brasil e na América Latina. Recebeu de seus superiores, em Taiwan, o título de Kao Kon Fa Shi (Sacerdote de Alto Ofício, Mestre da Lei).

Mestre Cherng nasceu em Taiwan, em 1958, e em 1973 mudou-se com seus pais para o Brasil, onde foi viver no Rio de Janeiro. Seu pai, Wu Chao Hsiang, médico formado pela Faculdade de Medicina de Taipei (Taiwan) e Mestre em Tai Chi Chuan pela Sociedade Chinesa de Tai Chi, foi um dos primeiros introdutores da acupuntura e das artes marciais no Brasil, Rio de Janeiro, onde fundou o Instituto de Cultura Chinesa. Na infância, ainda na China, Mestre Cherng teve seu primeiro contato com o taoísmo: começou a ser treinado por seu pai na meditação e em artes orientais, como Tai Chi ChuanChi Kun, Pa Kua, Xin Yi. Posteriormente, no Brasil, continuou seu treinamento, incluindo então a Acupuntura e a Medicina Chinesa.

No início da década de 80 viajou ao seu país de origem para estudar com os grandes mestres taoístas da atualidade. Retornando ao Brasil abriu uma academia no Leblon, Rio de Janeiro, para ensinar Tai Chi Chuan e Acupuntura. Paralelamente, iniciou seu projeto de difusão do Taoísmo no Brasil, compartilhando seus estudos com um grupo de brasileiros que se formou à sua volta. Passou a ministrar, naquele espaço, palestras semanais sobre a filosofia taoísta.

Viajou mais uma vez para o Oriente e no ano de 1987 recebeu de seus mestres da Sociedade Taoísta da China, em Taiwan, a ordenação de Sacerdote Taoísta. Na volta, lançou, em 1990, junto com o grupo que o acompanhava, as bases do que viria a ser a Sociedade Taoísta do Brasil, criada no ano seguinte. Até o momento, esta é a única instituição que representa oficialmente o Taoísmo na América Latina, vinculada à Sociedade Taoísta da China (Ordem Ortodoxa Unitória, escola Zheng Yi), órgão dirigente do Taoísmo mundial, com sede em Taiwan.

A partir da fundação da Sociedade Taoísta do Brasil, teve início a transmissão da linhagem taoísta para o Brasil, via Rio de janeiro. Desde então, Mestre Cherng se dedicou a preservar e difundir no Brasil os ensinamentos do Taoísmo Ortodoxo, introduzindo, aqui, a milenar Tradição Taoísta dos sábios chineses, em todas as suas expressões: espiritual, filosófica, cultural e científica.

Conseguiu conjugar um templo (Templo da Transparência Sublime) e uma escola de artes taoístas num mesmo espaço, a sede da Sociedade Taoísta do Brasil, imóvel no bairro do Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, para que os sacerdotes, professores e seguidores do Tao pudessem dar continuidade ao “Caminho” e aos estudos taoístas, sempre que ele estivesse ausente, em retiros programados.

Em 2002, sob seu comando, a Sociedade Taoísta do Brasil inaugurou o segundo Templo Taoísta do Brasil, na cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação.

Mestre Cherng deixou como legado o trabalho pioneiro que realizou na difusão da tradição taoísta no Ocidente. Abriu aos ocidentais o caminho do sacerdócio taoísta para brasileiros, não pertencentes à colônia chinesa. Em 1991 foram ordenados os primeiros Sacerdotes Taoístas brasileiros, em Taiwan, seguidos de outras duas turmas, em 1998 e 2003, primeiros ocidentais a terem acesso, no Brasil, à parte mais hermética da tradição taoísta e a receber, fora da China, a ordenação de sacerdotes.

Seu trabalho no Brasil, conseguiu resgatar o caráter integrado do ensino da tradição taoísta, oferecendo no mesmo espaço o ensino da meditação, a realização de práticas devocionais, palestras sobre filosofia e cursos das artes – o que não acontece, atualmente, nem mesmo na China. Recebeu total apoio por parte dos dirigentes do Taoísmo Mundial, a ponto de inspirar a Sociedade Taoísta da China a absorver sua experiência didática e tomá-la como modelo, para a reformulação do ensino em Taiwan, na transmissão de práticas taoístas aos jovens orientais.

Durante 18 anos à frente desse trabalho de difusão no Brasil, Mestre Cherng divulgou os princípios filosóficos e místicos do taoísmo, que têm sua origem na Antigüidade chinesa, viajando regularmente para o Oriente, em busca de autênticos conhecimentos taoístas, traduzindo esses ensinamentos diretamente do chinês arcaico para o português e os repassando, como doação, para todos que estivessem minimamente interessados no que ele se dispunha a ensinar. São conceitos raros, que beneficiam a todos que os praticam, gerando harmonia interior e libertação do espírito, rumo à integração ao Tao.

Ensinou técnicas taoístas de meditação, alquimia interior e ritos espirituais, compostos de cânticos e mantras. No Templo da Transparência Sublime, ministrava palestras semanais gratuitas, abertas ao público que comparecia em bloco, cativo, em busca dos conhecimentos que ele transmitia, com a generosidade que se adivinha num verdadeiro Mestre Espiritual.

Falando português fluente e dono de vasto vocabulário de alto nível, conseguia se comunicar com seus interlocutores de uma maneira sutil e elegante e, com isso, se fazia compreender por todos que o ouviam, independentemente do nível de questões que se apresentassem.

Deixou uma geração de professores especializados, formados em diversas Artes Taoístas, como I Ching (Tradicional e Flor de Ameixeira), Tai Chi Chuan, Tai Chi Jian (Espada Tai Chi Chuan), Chi Kun, Tui Na, Shiatsu, Feng Shui (Escola Ba Zhai e Escola Xuan Kon Fei Xin), Astrologia Chinesa (Zi Wei Dou Shú)Estratégia (Arte da Guerra) e Caligrafia.

Mestre Cherng escreveu diversos livros sobre Taoísmo e artes taoístas, tendo traduzido também o Tao Te Ching – O Livro do Caminho e da Virtude – diretamente do chinês para o português, entre outros clássicos do taoísmo.

Além disso, deixou inúmeras obras escritas e traduzidas, do Cânon Taoísta e de autores clássicos, até hoje inéditos no Ocidente, para serem publicadas futuramente. Seu acervo inclui milhares de horas de fitas cassete e de vídeos, com registros da voz e da imagem de palestras e aulas, gravadas por seus discípulos.

Leia os artigos do Mestre Wu Jyh Cherng publicados no Jornal Tao do Taoísmo. ARTIGOS

Vídeos

Assista aos videos de entrevistas com o Mestre Wu Jyh Cherng:

  • Programa ALTERNATIVA SAÚDE, GNT, entrevista sobre o Taoísmo, em janeiro de 2001. Clique abaixo para assistir a esta entrevista.
  • Programa SEM CENSURA, entrevista sobre I Ching, no ano de 2001. Clique abaixo para assistir a esta entrevista. (NOVO)
  • Programa SEM CENSURA, entrevista sobre o Taoísmo, no ano de 1998. Clique abaixo para assistir a esta entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *