A Prática da Oferenda

A Prática da Oferenda

O taoísta, em seu dia-a-dia, busca as práticas da doação, devoção e transformação de si próprio. Dentre elas, a prática da doação tem um papel de grande destaque, em virtude das condições sociais e econômicas em que vivemos.

Em uma sociedade que valoriza a posse e o individualismo, acentuam-se as disputas pelas condições mais vantajosas, o egoísmo e a desigualdade social. Nestas condições, brotam fartamente as sementes da discórdia e da insatisfação.

A prática da oferenda, ou doação, dentro deste contexto, ajuda a cultivar o desapego, o despojamento e a solidariedade, elementos fundamentais para nos libertarmos dos padrões egocêntricos que provocam enormes desarmonias sociais e individuais.

Dentro do Taoísmo, a ação corresponde ao visível, enquanto o sentimento pertence ao mundo do invisível, em nossas vidas. A oferenda ou doação, enquanto prática espiritual, deve estabelecer uma correspondência entre o gesto e o sentimento. Um gesto sem sentimento é vazio. E o sentimento sem o gesto é incompleto.

Desta forma, através da doação, podemos exercitar na prática a integração dinâmica entre yin e yang: o sentimento conferindo vida, sentido e autenticidade à nossa ação; o gesto, concretizando aquilo que há de genuíno em nosso sentimento.

Praticada desta forma, a oferenda é uma chance de experimentarmos a correspondência entre o visível e o invisível, entre o gesto e o sentimento, entre yin e yang. É mais uma chance de cultivarmos a integridade e a plenitude em nossas vidas!

Há várias formas de praticar a doação em nossas vidas. Também há várias formas de praticar a doação nos Templos.

Alimentos não-perecíveis

Na Sociedade Taoísta do Brasil, incentivamos a doação de alimentos não perecíveis. Depois de oferecidos às Divindades, como forma de desprendimento e despojamento de valores materiais, estes alimentos são encaminhados à entidades assistenciais. Os alimentos oferecidos às divindades são vegetarianos.

As doações de alimentos não-perecíveis são feitas nos Templos principalmente nas atividades abertas, como palestras, meditações, rituais e outros eventos. Porém elas podem ser feitas nos Templos a qualquer momento.

No Rio de Janeiro, as doações são encaminhadas à associação Refazer, que presta assistência a crianças, adolescentes e gestantes de alto risco após a alta hospitalar, oferecendo ajuda temporária sob a forma de remédios, alimentação, informações, equipamentos e outros benefícios. O atendimento a essas famílias é feito por intermédio de voluntários que trabalham sem qualquer remuneração na administração, captação de recursos, contato com os pacientes e suas famílias, e promoção de eventos. Procure o Refazer para saber outras formas de ajudar e conhecer o trabalho. Visite o site da instituição:
http://www.refazer.org.br.

Em São Paulo, coletamos alimentos não perecíveis para encaminhá-los à LARES – Legião de Assistência para Reabilitação de Excepcionais, localizada na zona sul de São Paulo. Conheça o trabalho e as atividades da instituição, visitando o seu site:
http://www.laresonline.hpg.ig.com.br/index.htm.

Demonstre a sua bondade e colabore. Doe alimentos não perecíveis. Contamos com as suas contribuições!

Envelope vermelho ($)

Outra forma importante de realizar as doações é o tradicional envelope vermelho, usado na China para oferecer dinheiro a pessoas ou instituições. A contribuição financeira é colocada dentro do envelope e colocada nas caixas de oferendas dos Templos. Os envelopes também podem ser entregues diretamente à Administração dos Templos.

A Sociedade Taoísta do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos, que se mantém exclusivamente com recursos próprios, advindos de suas atividades espirituais, de ensino e fundamentalmente das doações que recebe. Assim, para a manutenção saudável de seus Templos e atividades, é fundamental que ela possa contar com a contribuição de seus principais beneficiários: iniciados e freqüentadores.

Para aqueles que não podem comparecer presencialmente, há ainda a possibilidade de se fazer depósitos bancários nas contas de cada Templo. Para saber como, entre em contato conosco.

Através desta troca, o Templo e seus responsáveis têm melhores condições de continuar oferecendo em espaço adequado para o estudo e a prática do Taoísmo e suas artes de sabedoria. Através desta correspondência, estabelecemos uma integração harmônica e dinâmica, benéfica para todos: dar para receber, receber e tornar a oferecer. Yin e yang em movimento!

Insumos e produtos

Doações em gêneros também podem contribuir significativamente com o trabalho da Sociedade Taoísta. Material de escritório, copa e limpeza, entre outros, são artigos muito úteis para a adequada manutenção dos espaços e atividades desenvolvidas nos Templos.

Outras formas de doação criativas também são muito benvindas! Entre em contato conosco e conte-nos a sua idéia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *