Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é fundamentada no conceito filosófico de integridade e unidade do todo – a unidade do organismo humano em si e a unidade maior do ser humano com a natureza. Vivemos na natureza, ela representa a condição vital para nossa sobrevivência. Assim, somos influenciados direta ou indiretamente por seus movimentos e mudanças. A qualidade desta relação que estabelecemos determina nosso grau de harmonia e saúde.

As diferentes partes do homem também estão sempre interrelacionadas, formando uma unidade. Assim, emoções e pensamentos (o meio abstrato) influenciam o funcionamento dos diferentes sistemas orgânicos (o meio concreto), e vice-versa. O que faz a interligação entre as duas partes é a energia que circula no corpo, algo entre o sutil e o concreto. Se puxamos a energia de volta para o equilíbrio, tendemos à harmonia física e mental também.

A MTC utiliza uma linguagem que retrata simbolicamente as leis da natureza e que valoriza uma inter-relação harmônica entre as partes, visando sempre a busca da integridade.

A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares. O objetivo desse conhecimento é obter meios de equilibrar essa dualidade. A teoria dos 5 movimentos atribui a todas as coisas e fenômenos, na natureza assim como no corpo, uma das 5 energias (madeira, fogo, terra, metal, água) de acordo com suas diferentes propriedades, funções e forma. Utilizando as leis de relação entre essas energias procura-se obter harmonia entre elas.

A fim de obter o re-equilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas para eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia. Os meios que utilizamos – exercícios respiratórios e físicos, massagens, acupuntura, dieta e fitoterapia – são diferentes mas seguem um mesmo princípio: o equilíbrio interno entre espírito, energia (sopro) e essência, e a visão harmônica do homem com a natureza.

A Sociedade Taoísta do Brasil oferece cursos com conceitos baseados na Medicina Tradicional Chinesa que oferecem a possibilidade de um re-equilíbrio físico e energético, como Saúde e Equilíbrio e Tui Na e Shiatsu.

Cursos

Principios da Medicina Tradicional Chinesa

Veja nosso quadro de cursos completo.

Para mais informações ou para entrar em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *