Artes da Saúde

Informações básicas sobre a ACUPUNTURA e como ela pode beneficiar a sua vida. atendimentos

O que é acupuntura?

É uma técnica terapêutica milenar, de origem chinesa, onde são aplicadas agulhas finíssimas em pontos específicos do corpo da pessoa.

Para que servem as agulhas?

Introduzindo as agulhas, o terapeuta movimenta a energia que circula no corpo do paciente, desbloqueando as estagnações, fortalecendo os órgãos internos e restaurando o equilíbrio natural do corpo. As agulhas são descartáveis ou de uso individual. Atualmente o mais comum é que cada paciente tenha o seu próprio jogo de agulhas, adquirido na primeira aplicação.

Como as agulhas podem movimentar a energia?

Os pontos onde são inseridas as agulhas localizam-se em canais de energia bem definidos, conhecidos como meridianos. Esses canais fazem a ligação entre as várias regiões do corpo, unindo o alto ao baixo, o esquerdo ao direito, o interior ao exterior. Dessa forma, a energia circulante, chamada de Qi (pronuncia-se tchi), consegue nutrir tanto os tecidos exteriores, como a pele e os músculos, quanto os órgãos internos, como o Fígado e o Coração. Assim, ao aplicar uma agulha na mão do paciente, o acupunturista pode estimular as funções intestinais ou reduzir a queimação estomacal da pessoa, por exemplo. Da mesma forma como pode aliviar uma dor de cabeça os acalmar o estado emocional do paciente inserindo agulhas em pontos nos pés.

Então a acupuntura pode eliminar os sintomas incômodos?

Pode. Porém, na realidade, este não é o objetivo principal do tratamento. Os sintomas que a pessoa apresenta, quando avaliados em conjunto, indicam como está o seu equilíbrio fisio-energético. Eles informam o estado dos órgãos e vísceras, se estão trabalhando em harmonia, se há estagnações ou deficiências de Qi, sangue ou fluidos corpóreos. Para o acupunturista, os sintomas são as luzes de alerta que indicam a natureza profunda dos desequilíbrios orgânicos do paciente. E o tratamento, mais que a simples eliminação dos sintomas, vai buscar o reequilibrio geral das funções vitais do indivíduo. Corrigindo as desarmonias na raiz, os sintomas naturalmente desaparecem.

Há efeitos colaterais?

Algumas reações podem ocorrer após uma sessão de acupuntura, tais como:

  • Sonolência ou leve tontura
  • Aumento da diurese
  • Manchas arroxeadas ou avermelhadas ao redor das regiões da aplicação
  • Dor leve ou coceira próximo aos pontos aplicados
  • Eventualmente, exteriorização de conteúdos emocionais reprimidos

Apesar de normais, estas reações não ocorrem em todas as sessões obrigatoria-mente. Ao contrário, a sensação de bemestar após a sessão costuma ser mais comum do que os eventuais incômodos decorrentes do tratamento.

Há contra-indicações?

Não. Qualquer pessoa pode submeter-se ao tratamento de acupuntura. No entanto, não se costuma aplicar agulhas em pessoas alcoolizadas, narcotizadas ou muito debilitadas. Também são tomadas precauções especiais no caso de gestantes, principalmente nos primeiros meses de gravidez.

E quais doenças podem ser tratadas com a acupuntura?

De modo geral, a acupuntura apresenta resultados significativos em uma ampla gama de afecções, desde as mais simples até as mais complexas. Os casos que mais se destacam, não só pela freqüência, mas também pelos resultados, são:

  • Dores em geral (na coluna, musculares, ciática, articulares)
  • Distúrbios gastrointestinais (má digestão, azia, queimação, obstipação, vômitos diarréia)
  • Obesidade
  • Dores de cabeça, enxaquecas, tonturas
  • “Doenças da modernidade” (ansiedade, estresse, pânico, depressão)
  • Distúrbios menstruais
  • Problemas respiratórios
  • Disfunções uro-genitais
  • Paralisia facial
  • entre inúmeros outros.

O ponto mais importante, no entanto, está resumido na lição básica de todo acupunturista: “Não se trata a doença, mas sim o paciente.” Claro que existem orientações gerais para o tratamento das diversas desarmonias. Porém, as particularidades de cada caso devem ser e são sempre consideradas com toda a atenção.

Atendimentos de acupuntura

Você pode agendar um atendimento de acupuntura com o psicólogo acupunturista Wagner Canalonga, de segunda a sexta, das 14h às 18h. O atendimento deve ser agendado com antecedência pelos telefones (11)9631-3005 ou (11)3105-7407.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *