Iniciação ao Taoísmo – Volume 2

Nascido em Taiwan, República da China, Wu Jyh Cherng (1958-2004) foi o fundador e presidente da Sociedade Taoísta do Brasil. Era o representante oficial do Taoísmo no Brasil e na América Latina. Recebeu de seus superiores, em Taiwan, o título de Sacerdote Gao Gong Fa Shi (Mestre de Alto Ofício e Mestre da Lei).

Dava palestras e aulas ligadas ao Taoísmo, como Yi Jing, Qi Gong, meditação e rituais, além de mantras e cantos. Ensinava através de textos em chinês arcaico, traduzidos por ele diretamente para um português de alto nível, falado com fluência. Era também acupunturista, especializado em medicina taoísta e oriental, em nível elevado, e mestre de Tai Ji Quan, em cuja prática foi iniciado por seu pai, o Dr. Wu Chao Hsiang.

É tradutor de muitos textos do chinês para o português, tendo publicado o “Tao Te Ching: O Livro do Caminho e da Virtude” e “Diálogos sobre o Caminho da Imortalidade”. É também autor de “Tai Chi Chuan – A Alquimia do Movimento” e “I Ching – A Alquimia dos Números”.

O segundo volume de Iniciação ao Taoísmo é a continuação da busca pelo conhecimento da essência e dos fundamentos do Taoísmo. O livro mantém o estilo adotado no volume anterior, em que Wu Jyh Cherng (na foto acima, ordenando a segunda turma de sacerdotes taoístas brasileiros), como se conversasse com o leitor, mostra de maneira simples como vivenciar o Dao através desta tradição ancestral. Fundador e presidente da Sociedade Taoísta do Brasil, Mestre Cherng foi sacerdote da mais tradicional e antiga organização espiritual do Taoísmo, e, a propósito dessa tradição, deixou para seus discípulos o ensinamento que aprendeu com os seus mestres, de que “viver o Dao é viver no mundo sem se manchar, e sair do mundo sem se apegar”.

O Taoísmo, hoje em dia, é um dos pensamentos orientais mais recorrentes no Ocidente. Muitas pessoas se dizem taoístas e existem as mais variadas formas de interpretar o Dào: é o Dào da física, o Dào da bicicleta, o Dào da sexualidade e muitos outros. Mas raramente se ouve falar do Dào do Taoísmo.

Neste segundo volume de “Iniciação ao Taoísmo”, Wu Jyh Cherng, mestre e sacerdote taoísta da mais tradicional e antiga organização espiritual do Taoísmo, a Ordem Ortodoxa Unitária, dá continuidade às suas palestras e explica o significado do Dào como é originalmente apreendido pelos mestres taoístas ancestrais.

Os dois volumes dessa obra, transcritos de palestras do autor em linguagem clara, simples e direta, são uma pequena mostra de uma tradição ancestral taoísta, que vem desde tempos imemoriais. Sua consulta é imprescindível, não só para os que começam a buscar o Dào, como para os que já foram iniciados na busca e continuam interessados pelas palavras de sabedoria de um dos mais abalizados mestres do Taoísmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *