Vida e Obra de Mestre Chao-Hisiang

1917 – 2000

Mestre Wu Chao-Hsiang nasceu em 1917 no Condado de Weni Shuei da Província San Xi. Aos 9 anos, começou a praticar artes marciais no estilo Chaolin. Mais tarde, levado por seus irmãos, praticou e foi iniciado pelo Mestre Po Xue Kuen no Xin Yi, um dos três mais importantes estilos internos de arte marcial chinesa. Tornou-se um discípulo tão aplicado de Po Xue Kuan que os atuais mestres da China reconhecem-no como um dos mais importantes herdeiros do estilo Xin Yi.

Após 10 anos de prática com Po Xue Kuan, Mestre Wu saiu de sua terra natal para estudar agronomia, economia e administração, tendo trabalhado no Banco Central da China.

Durante a Segunda Guerra Mestre Wu viajou por todo o território chinês, tendo oportunidade de conhecer outros mestres, assimilando outras experiências e práticas. Influenciado por seu pai Wu Pu Kao, que foi um grande mestre de meditação, ele passou a interessar-se pela meditação, experimentando desde a meditação Zen até a meditação taoísta, tendo se concentrado, já em idade avançada, na meditação da Escola taoísta.

Em 1948 Mestre Wu foi transferido para Taiwan, onde continuou trabalhando na área financeira. Nesse período também exerceu um papel importante no desenvolvimento do Tai Chi, tendo sido, inclusive, um dos fundadores da Associação Chinesa de Tai Chi Chuan. Nesse mesmo ano, ele escreveu um importante livro sobre o Tai Chi chamado O Caminho do Fortalecimento e começou a aprofundar seus estudos de medicina chinesa.

Mestre Wu encontrou um dos mais importantes mestres da medicina chinesa, o Dr. Sun Pei Yung, participou de sua primeira turma e acompanhou-o por mais de 10 anos, até sua vinda para o Brasil em 1072.

Chegando ao Rio de Janeiro, começou a ensinar Tai Chi e posteriormente o Xin Yi, alem de ter sido um dos pioneiros da Acupuntura no pais. Com a fundação do Instituto de Cultura Chinesa, Mestre Wu formou uma geração de alunos que seguiram seus ensinamentos e que hoje em dia empenham para que a Acupuntura seja legalizada e não “corporatizada” pela medicina ocidental, esvaziada de seu principio e distanciada de sua tradição.

Como conhecimento de seu trabalho, ele recebeu o título de Comendador. Embora tenha sido convidado várias vezes a retornar a China para assumir a direção de escolas, Mestre Wu não aceitou pois não queria deixar o Brasil.

Teve uma passagem tranqüila: num sábado de março corrente, dormiu até as seis horas da manhã e depois, desligou-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *