Verdades e Mentiras sobre Feng Shui

A saúde, a prosperidade e o infortúnio são influenciados pelo ambiente (rua, rios, montanhas, cidades). O Professor Hamilton Fonseca esclarece como deve ser o verdadeiro aprendizado de Feng Shui, a arte taoísta de harmonizar ambientes.

Feng Shui não traz a pessoa amada em três dias.” Hamilton Fonseca Sacerdote Taoísta e Professor de Feng Shui

Jornal Tao do Taoísmo – n. 11 índice

Observamos um imóvel por seis faces: chão, quatro paredes e o teto. Essas seis faces permitem reter, impedir ou canalisar a circulação do vento, fazendo com que o vento circule com maior intensidade numa parte do imóvel e menor intensidade em outra parte. O mesmo acontece com a água; pode entrar por uma parte do imóvel, sair por outra e se concentrar em uma ou mais posições. O vento pode ativar a circulação, enquanto que a água pode fortalecer, enfraquecer ou potencializar um efeito energético do imóvel. Dependendo de onde ou co-mo essa energia está sendo des-pertada, pode influenciar na boa fortuna ou no infortúnio dos moradores.

  • Quantos tipos de energia podem ser encontrados num imóvel?

Existem Estrelas que influenciam no comportamento da pessoa (emocional, racional e psíquico) e outras que influenciam na história da pessoa (sexualidade, intelectualidade, comunicação, saúde, finança, acidentes ou estabilidade material). Todas as Estrelas podem ser encontradas em conjunto ou separadas, dependendo do objetivo do morador ou do consultor.

  • Como descobrir a qualidade da energia que está sendo ativada?

Nenhuma sensibilidade, clarividência ou aparelho radiestésico é necessário para descobrir as energias. Para encontrar a posição de cada energia, o praticante deve saber utilizar uma bússola tradicional e juntar a medição com os cálculos do Feng Shui (utilização de calendário, trigramas e hexagramas do Yi Jing (I Ching), constelação da Ursa Maior).

  • Qual a influência do Feng Shui no morador?

Ao nascer, uma pessoa adquire um mapa natal segundo o qual podem ser estudados sua personalidade, prosperidade e seus infortúnios. A forma como vai manifestar sua saúde, prosperidade e infortúnios vai depender do ambiente (ruas, rios, montanhas, cidade, etc) em que essa pessoa vive. O Feng Shui pode aumentar ou diminuir o efeito do destino das pessoas.

  • Um imóvel tem vida?

Não, tem apenas uma qualidade energética que pode favorecer ou prejudicar os moradores.

  • Essa qualidade energética pode ser mudada?

Tudo muda na vida, inclusive as energias. Dependendo da época em que se faz uma grande reforma (ampliação da casa, um novo pavimento, união de dois apartamentos, etc), pode-se aumentar o lado bom ou aumentar o negativo. Por isso se deve calcular o momento ou época correta ou favorável para a modificação.

  • Verdades e mentiras sobre o Feng Shui
    • O Feng Shui tradicional trabalha com elementos da natureza (barro, argila, metal, água, madeira, vidro, planta, cerâmica, etc) e não com objetos simbólicos (flauta, velas, cd’s, quadros esotéricos, frutas, gnomos, selos radiestésicos, etc). Esses objetos simbólicos modificam a energia daquele local naquele momento, perdendo seu efeito em pouco tempo (aproximadamente 3 meses).
    • O Feng Shui não faz ganhar dinheiro, não afasta mau olhado nem faz a pessoa amada voltar em 3 dias. O Feng Shui melhora apenas o lado emocional, mental e reduz ou elimina problemas na saúde, na justiça, imprevistos ou infortúnios.
    • O Feng Shui não tem solução para todos os problemas dos moradores.
    • Um imóvel totalmente desfavorável não pode ser transformado em favorável com a aplicação do Feng Shui. Apenas com grandes reformas podemos modificar a qualidade energética, e nem sempre resolve por completo.
    • Não existe Feng Shui da Pessoa. O Feng Shui foi criado para a residência. A astrologia pode ser aplicada na pessoa.
    • Nem todos os chineses sabem Feng Shui. Por isso, busque o conhecimento tradicional e não um olho puxado.
    • Ninguém consegue aprender (muito menos ensinar) Feng Shui sozinho. Não existe autodidata.
  • Como diferenciar um curso autêntico de outros?

Um autêntico curso de Feng Shui deve ter toda a base e teoria de Feng Shui. O professor deve ter domínio das técnicas oraculares do Yi Jing (I Ching), filosofia originada do Taoísmo, experiência na aplicação do Feng Shui, linguagem e didática com os termos do Yi Jing (I Ching), passar os conhecimentos tradicionais, vir de uma linhagem de mestres verdadeiros ou de uma escola tradicional da China.

  • O que estão ensinando de Feng Shui tradicional nas revistas?

As revistas atuais, assim como a maioria dos livros, ensinam a parte simbólica. São matérias que aliviam mais a psique dos leitores, do que a própria residência. O leitor coloca uma cor lilás no ambiente, acende um incenso perfumado, escuta um cd com som da natureza e responde questionários, que saem nas revistas, para saber se seu ano vai ser bom (e sempre dá que vai ser ótimo). Naquele momento ele está calmo e relaxado, mas seus problemas diários e a sua saúde não mudaram. O Feng Shui tradicional muda a saúde e os imprevistos da vida. Se a pessoa não ficou doente, evitou uma discussão e não sofreu nenhum infortúnio, então o Feng Shui está agindo de maneira correta, permitindo que o morador mantenha a paz e a satisfação pela vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *