Editorial: Progresso (Chin)

CHIN, quer dizer em chinês, ir para frente, avançar, progredir, ir para cima, Traz a idéia de progresso, avanço, ascensão. CHIN (progresso) é o hexagrama numero (5) do I Ching, Tratado das Mutações.

Não por acaso este número do jornal do taoísmo é o numero cinco (5). O símbolo do progresso é comum aos dois. Nele as virtudes invisíveis, ocultas, tornam-se claras e aparentes, as virtudes latentes passam a ser reveladas.

Nos seus dez anos de existência a Sociedade Taoísta do Brasil obteve o reconhecimento da sua capacidade, esforço, talento e retidão. Foi considerada pelo taoísmo chinês uma experiência única no mundo e um exemplo para o taoísmo mundial pela organização e dinâmica. A tradição taoísta hoje se sente recompensada pela orienta cão filosófica e espiritual de seu presidente, o sacerdote taoísta Wu Jyh Cherng (Kao Kon Fa Shi – Alto Oficio, Mestre da Lei). Sob sua supervisão, foram consagrados dezoito sacerdotes ativos e, através de longos anos de estudos na mais pura tradição, foram formadas diversos professores em varias artes taoístas como I Ching, Medicina Tradicional Chinesa, Artes Marciais, Feng Shui e Oráculo da Flor de Ameixeira. É um processo vitorioso. Todo os meses centenas de pessoas freqüentam as práticas espirituais, palestras, cursos e consultas da Sociedade Taoísta do Brasil procurando o progresso, trabalhando nelas mesmas, iluminando-se para em seguida iluminar tudo que está em volta.

O progresso é como se fosse a ascensão do sol, sua luz irradia-se sobre todos os seres indistintamente. O I Ching comenta no texto do hexagrama “Progresso”: “O remorso desaparece. Não leva ganhos e perdas ao seu coração. Empreendimentos trazem boa fortuna. Tudo serve para progredir.”

Mas, não esqueçam: O progresso depende de uma base sólida para ser um processo lúdico, equilibrado e honesto. Cinco (5) é o número do equilíbrio. Simboliza o centro, é o caldeirão onde se processa a fusão da vida infinita (shin) com a consciência infinita (ming).

Venha conhecer a Sociedade Taoísta, estão todos convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *