Editorial: O Caminho do Tao

Na tradição espiritual do Taoísmo, o conceito da união do homem com o céu é a essência do pensamento. Na profunda meditação, por exemplo, alcança-se a sintonia com essa força invisível do céu que move estrelas, organismos e galáxias. Através as filosofia Wu Wei (não ação), o taoísmo está receptivo para receber o movimento ativado do céu (destino, tempo, momento, circunstancia), unindo-se à infinitude da consciência.

O homem comum não se sente universal. Seu centro é ele mesmo e sua consciência espreita pelas janelas das paredes de seu ego. Ele não sente sua consciência como que existindo em coisas fora de si mesmo. Cria, então, uma muralha e o mundo do lado de fora dessa muralha, é tao ameaçador, que ele faz todo o possível para fortificar-se contra o exterior, cercando-se com uma barricada de posses e ilusões para ocultar do mundo e ocultar o mundo de si. Esforça-se para manter e preservar aquilo que ele denomina de vida.

O Sábio, o Iluminado é aquele que desperta para a Consciência Universal. Não compete com o mundo, logo o mundo não pode competir com ele, o mundo não pode contrariá-lo. Ao viver com fluidez e naturalidade, não atua com a engenhosidade humana, porque possui engenhosidade celestial.

O Mestre de Meditação Zen I (647 D.C.), titulo dado pelo próprio Imperador da China, escreveu:

“O mais nobre do homem é a sua vida, o mais nobre da vida é o seu Tao (Caminho). O Tao para o homem é como a água para o peixe: um peixe na seca ainda deseja uma concha de água, mas os homens do mundo, diante da frágil morte desconhecem o sentido da criação de um caminho. Os homens detestam os sofrimentos da vida e da morte, mas adoram as complicações da vida e da morte. Sempre valorizam os termos “Caminho” e “Virtude”, mas poucos realizam o seu Caminho e adquirem sua Virtude. Sendo assim, é necessário inverter essa realidade: buscar um novo inicio no fim e num caminho perdido pensar no retorno. Diante desse objetivo, cada polegada de luz e sombra tem um valor inestimável.”

Venham conhecer o Caminho do Tao. Estão todos convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *