Editorial: A Tradição Taoísta

Tao é, ao mesmo tempo, o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. Filosoficamente, pode ser interpretado como o Absoluto.

O Taoísmo é uma tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, ao Tao. Os meios para o retorno ao Tao englobam as artes (Su), a lei (Fa) e o caminho (Tao). As artes procuram restaurar o equilíbrio das energias da pessoa através de conhecimentos de saúde, de oráculos, de destino, de leitura da natureza ou do homem. O Fa é o conjunto de métodos místicos que restauram a ordem, a organização, a lei interior e exterior através da força espiritual. E o Tao, como meio, tem na meditação o caminho espiritual por excelência.

O Taoísmo é uma tradição espiritual milenar de origem chinesa. O ensinamento filosófico e a prática espiritual (meditação, alquimia e rituais), são praticados na Sociedade Taoísta do Brasil, oficialmente ligada e reconhecida pela Sociedade da China. Fundada em 1990 pelo sacerdote Wu Jyh Cherng, que trouxe o puro conhecimento da tradição, adquirido com os mais representativos mestres iluminados vivos.

O Taoísmo é constituído por grandes ramificações e seus conhecimentos, manifestados através de Escolas Taoístas poderiam, de modo geral, ser classificados segundo cinco vertentes:

  • a primeira delas se chama Dan Ting, que significa literalmente Caldeirão e Elixir; é a que nós chamamos no Ocidente de A Escola da Alquimia.
  • a segunda se chama Fu Lu, Fu que literalmente significa Correspondência e Lu, Ordenar, ou seja, A Escola da Correspondência e da Ordenação, refere-se às Escola Ritualísticas e da Lei Cósmica;
  • a terceira se chama Jin Dien, que literalmente significa Textos Clássicos são escolas que enfatizam mais os estudos clássicos, podem ser chamadas de Escolas Filosóficas ou Escolas de Estudos filosóficos do Taoísmo.
  • a quarta se chama Jin San, que significa Acumulação da Bondade, aplica os conhecimentos taoístas em beneficio da sociedade, da pessoa, da vida; podemos dizer que é a escola taoísta voltada para as praticas taoístas na vida quotidiana.
  • e a ultima, se chama Dzan Yen, que significa Oráculos, e Experiências ou seja, I Ching, Astrologia, Artes Marciais, Acupuntura, incluindo conhecimentos de cura através das ervas da medicina Taoísta e diversos trabalhos energéticos.

A Sociedade Taoísta do Brasil, criada para viabilizar a difusão e transmissão do Taoísmo, é uma instituição que representa a Tradição e os Ensinamentos trazidos pelas linhagens clássicas. Formalmente, a Sociedade está relacionada às atuais Sociedades Taoístas da china. A Sociedade Taoísta traz Ensinamentos de varias fontes e linhagens, mas a principal fonte é a Ordem Ortodoxa Unitária, a Tradição ZunYi.

Venham conhecer o Caminho do Tao. Estão todos convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *