Editorial: 10 Anos

Tao é, ao mesmo tempo, o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. Filosoficamente, pode ser interpretado como o Absoluto. O taoísmo é uma tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, ao Tao.

Os meios para o retorno ao Tao englobam as artes (Su), a lei (Fa) e o caminho (Tao). As artes procuram restaurar o equilíbrio das energias da pessoa através de conhecimentos de saúde, de oráculos, de destino, de leitura da natureza ou do homem. O Fa é o conjunto de métodos místicos que restauram a ordem, a organização, a lei interior e exterior através da força espiritual. E o Tao, como meio, tem na meditação o caminho espiritual por excelência.

O taoísmo é uma tradição espiritual milenar de origem chinesa. O ensinamento filosófico e a pratica espiritual (meditação, alquimia e rituais), são praticados na Sociedade Taoísta do Brasil, oficialmente ligada e reconhecida pela Sociedade Taoísta da China. Fundada em 1990 pelo sacerdote Wu Jyh Cherng, que trouxe o puro conhecimento da tradição, adquirido com os mais representativos mestres iluminados vivos.

A maneira de se conhecer e de se aproximar do taoísmo são os encontros abertos ao publico, realizados pelo mestre Cherng às terças–feiras, 19:30h, no Templo da Sociedade Taoísta, à Rua Cosme Velho, 355. Esses encontros são divididos em duas partes: a pratica se inicia com os Cantos Sagrados (Zhan), onde se desenvolve o equilíbrio e a harmonia do sentimento e da emoção. Em seguida, através dos Mantras (Dzhou), cultivamos a concentração e a introspecção. E, com a meditação (Zhin Zai Fa), desenvolvemos a consciência e a paz interior.

Na parte filosófica – através do texto do Tao Te Ching, de Lao Tse, obra fundamental do taoísmo cujo texto sagrado tem cerca de dez mil volumes – mestre Cherng apresenta e interpreta os conceitos taoístas sobre a vida, espiritualidade e auto-realização. Nesse mesmo dia, das 16:00 às 19:00h, há consultas aos Oráculos sobre como melhor se conduzir nas circunstâncias da vida e perspectivas do destino. A partir da 18h, há o ritual para harmonização espiritual e energética, o Fu Fá. No ano 2000, a Sociedade Taoísta do Brasil está comemorando dez anos de atividades, integrando ensinamento espiritual, filosofia e artes taoístas, com suas portas abertas ao publico.

Não pos acaso, o nome do décimo hexagrama do I Ching, em chinês, é Lu que significa literalmente pisar ou concretizar. Por isso, Lu é traduzido por realização, no sentido de colocar algo em pratica com uma atividade externa constante e incessante, e um comportamento interior consistente, sereno e alegre.

Venham conhecer o caminho do Tao. Estão todos convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *