a arte taoísta do vento e da água

Hamilton Fonseca Filho Consultor e Professor de Feng Shui Sociedade Taoísta do Brasil Feng Shui estuda a relação do homem com o seu ambiente, baseado na observação do relevo das montanhas, da forma dos rios ou ruas, da construção e das estrelas. Teve sua origem em antigos mestres taoístas que estudavam a natureza e compreenderam como a energia em volta deles se comportava e como poderia afetar uma residência. Constataram que o ambiente era influenciado por duas forças fundamentais: vento e água.

Apesar da circulação de vento dentro de uma residência ser natural, ela pode ser propícia ou não. Quando uma pessoa permanece muito tempo numa circulação prejudicial, começa a sentir pequenos efeitos no aspecto emocional (irritação, inquietude, etc), na mente (incapacidade de absorver conhecimentos e falta de atenção) e no corpo físico (torcicolo, dor lombar, resfriados, etc). O vento pode então influenciar o equilíbrio de uma pessoa.

Assim, o consultor de Feng Shui percebe como o vento circula dentro da residência e evita colocar camas ou mesas em ambientes muito usados pela família, evitando um desequilíbrio na harmonia dos moradores.

O vento pode ainda ativar o efeito de estrelas que permanecem na residência. Essas estrelas são encontradas através da Luo Pan, uma bússola utilizada no diagnóstico do Feng Shui. Com ela, o consultor observa o posicionamento de estrelas que influenciam a saúde, a harmonia e as oportunidades dos moradores.

Já a água tem a capacidade de reter ou conduzir energias. Quando se concentra em algum ponto do imóvel (cisterna, caixa d’água, piscina ou poço) o consultor deve verificar quais estrelas estão naquela área e quais são seus efeitos, pois esses serão aumentados devido a esta concentração de água.

Não é necessário de sensibilidade, intuição ou vidência, pois o Feng Shui é uma arte de cálculo. Para fazer uma análise correta e profunda de um imóvel é necessário uma formação tradicional: I Ching, Teoria do Feng Shui, noções de utilização correta da bússola, conhecimento dos trigramas do I Ching e do calendário taoísta.

Existem várias escolas de Feng Shui. Atualmente a Sociedade Taoísta do Brasil ensina de forma tradicional todo o conhecimento de duas escolas: Escola das Oito Residências (Ba Zhai) e a Escola das Estrelas Voadoras (Fei Xin).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *